Um pouco sobre Mutinho:
Mutinho, nome artístico de Lupicínio Moraes Rodrigues, baterista e compositor, nascido em Porto Alegre em 4 de fevereiro de 1941, sobrinho do grande Lupicínio Rodrigues.
Compositor de inúmeras canções, possuindo diversos parceiros como Vinicius de Moraes e Toquinho
Em 1968 ocorreu sua primeira apresentação internacional em Buenos Aires. Em seguida, foi para o Rio de Janeiro convidado pela pianista Tania Maria, famosa nos Estados Unidos, onde reside até hoje, para tocar em São Paulo na Catedral do Samba. Posteriormente formou um grupo musical com o guitarrista Macumbinha e passaram a acompanhar artistas como: Elis Regina, Pery Ribeiro, Leny Andrade e outros.
No término de 1972, foi convidado para acompanhar Vinicius de Moraes e Toquinho, junto com o Quarteto em Cy, no Segundo Circuito Universitário no Rio de Janeiro.
Acompanhando Vinícius e Toquinho, apresentou-se no Uruguai, Argentina, Equador, México e Venezuela. Em 1976 em turnê pela Europa, ao lado de Vinicius, Toquinho e Maria Creuza, apresentou-se no Olimpya de Paris e no Sistina de Roma.
Em 1977, acompanhou as estrelas Tom Jobim, Vinícius, Toquinho e Miucha em temporada de 8 meses no Canecão, Rio de Janeiro. Em razão do sucesso o espetáculo estendeu-se para outros países: Argentina (Buenos Aires); França (Paris); Itália (Roma, Milão, Firenze) chegando até ao oriente médio.
Foram feitas outras turnês pelos países da Europa, pelas Américas e Oriente, sendo que no Japão gravaram discos com Sadao Watanabe.
Após o falecimento de Vinícius de Moraes, Mutinho acompanhou Toquinho até 1996.
Apresenta-se atualmente no Piano-Bar "Baretto" em São Paulo.
Foi reverenciado muitas vezes por Tom Jobim, que fazia questão de mostrar a todos o "Baterista Compositor" com suas belíssimas composições.
Mutinho começou a compor desde cedo, sendo algumas de suas canções já tocadas pelo grupo Canta Povo, que ajudou a criar em 1966 em Porto Alegre.
Da amizade com Macumbinha nasceram: "Escadaria" e "Razão Bonita de Viver".
Durante o Circuito Universitário, quando procurava Vini cius de Moraes para propor uma parceria, no Hotel em que estavam hospedados em Ribeirão Preto/SP, foi interpelado por Toquinho, que ouvindo a melodia interessou-se em fazer uma letra em homenagem ao velho poetinha. Como o mesmo estava curtindo uma nova paixão, dedicaram-lhe o grande sucesso "Turbilhão", que se tornou o carro chefe do Disco das Mãos, de Vinicius e Toquinho em 1975.
Outro grande sucesso, "Escravo da Alegria", foi composto juntamente com Toquinho. Inspiração para a música foi uma frase de caminhão que dizia: "Se o amor é fantasia, eu me encontro em pleno carnaval"
Em 1983, Mutinho é convidado por Toquinho para compor "Casa de Brinquedos", tendo participado de quase todas canções.
Em 1984 a dupla compõe "Ao Que Vai Chegar". Com letra de Toquinho, a música homenageia Pedro, o primogênito de Toquinho, que nasceria naquele ano.
Em 1997 Mutinho presenteia Toquinho, pelo nascimento de sua filha, com "Canção para Jade". Tendo letra de Sergio Iódice foi Gravada em 1997 em italiano com o título "Set Innamorerai".
Curiosidades
Ao contrário do que muitos poderiam pensar, em suas canções Mutinho ficava encarregado de fazer a música, harmonia, enquanto que seus parceiros a letra. Foi o caso de Toquinho, que na maioria das composições escreveu as letras.
Outro fato é que muitas pessoas acham que sucessos, como Turbilhão e Escravo da Alegria, foram compostos por Vinicius e Toquinho, não sabendo da presença de Mutinho em diversas obras.
Obras
--Turbilhão (com Toquinho)
--Escravo da Alegria (com Toquinho)
--Na Terra, no Céu ou no Mar (com Toquinho e Luiz Alves)
-- Oi Lá (com Toquinho)
--O caderno (com Toquinho)
--A bola (com Toquinho)
--Até Rolar pelo Chão (com Vinicius de Moraes)
--Valsa dos Músicos (com Vinicius de Moraes)
--Na Escadaria (com Macumbinha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário